Não é novidade que os profissionais de saúde estão vulneráveis a terem seu nome e registro profissionais utilizados ilegalmente e sem seu consentimento para emissão de atestados e documentos falsos.
Tenho inúmeros relatos de colegas médicos que já passaram pela situação de ter que ir ao CRM verificar se alguns atestados e documentos médicos suspeitos emitidos em seu nome são realmente autênticos.
Há quanto tempo isso já ocorre? Por quanto tempo mais estaremos expostos a esta situação? Onde estão nossas entidades representativas e sindicatos profissionais que não desenvolvem estratégias que protejam nosso nome e nosso registro profissional? Por quanto tempo ainda ficaremos emudecidos sem cobrar atitudes que minimizem esses casos?
Enquanto nossas anuidades do registro profissional sofrem reajustes anuais e em dez anos sofreu um aumento em mais de 100% (veja postagem - Anuidades dos conselhos profissionais são irregulares), ficamos a mercê de criminosos que utilizam nossos nomes e registros profissionais ilegalmente. Devemos cobrar de nossas entidades representativas e dos órgãos que regulamentam o exercício de nossa profissão o desenvolvimento de estratégias que nos protejam, como a validação de atestados e documentos médicos através de um selo individual para cada profissional emitido pelo CRM, ou através de um carimbo de alto relevo ou chancela (imagem abaixo) que ficaria em cada Hospital para utilização exclusiva dos profissionais de saúde.
Estratégias para coibir esse tipo de crime existem. O que não existe é a iniciativa das entidades responsáveis.
Devemos sair da passividade e exigir que atitudes sejam tomadas para que as mudanças necessárias sejam feitas.
Doutor X
Nenhum comentário:
Postar um comentário