Caros colegas de profissão, o objetivo deste blog é mostrar o panorama real de nossa atual situação no Brasil. É mostrar o retrato da saúde em toda a extensão territorial deste país. É desmistificar a imagem do profissional de saúde pública como relapso, negligente, imperito e imprudente. É dar voz aos reais mocinhos desta história, que se deixaram colocar a mordaça do silêncio e da subjugação injusta. Mostremos que merecemos respeito, dignidade e qualidade de vida.
Sabemos que grande parte dos profissionais de saúde são submetidos a precárias condições de trabalho, são mal-remunerados e padecem da falta crônica de sono, descanso e paz.
Precisamos acordar deste estado de inércia ao qual nos deixamos submeter por todos esses anos.
Precisamos mudar nosso ponto de vista sob muitos aspectos. Ao entrarmos nesse jogo dos “donos do poder” de nos rebaixar, de desvalorizar nosso esforço de trabalho, nosso investimento de vida, nossa profissão que escolhemos entre tantas outras e lutamos com afinco para conseguí-la.
Sim, lutamos com afinco, entramos em batalhas exaustivas na busca de uma vaga na tão sonhada faculdade de Medicina. Conseguimos. Mais ainda, conseguimos vencer todas as dificuldades, superar todos os obstáculos existentes nos modelos atuais de ensino médico e ensino público e conseguimos chegar ao final de mais uma batalha e saímos vitoriosos. Além disso, passamos mais alguns anos no umbral da residência médica, padecendo com a sobrecarga de trabalho e má remuneração. Passamos por tudo isso e superamos. Não fomos vitoriosos. Nós SOMOS vitoriosos.
Porque vamos agora nos deixar ser usurpados por gestores egoístas que recusam-se a nos remunerar devidamente? Na verdade, somos nós que estamos mantendo os altos padrões de vida deles e de seus agregados. Reinvindiquemos o que nos é de direito.
Quem eles acham que são para deixar faltar soro fisiológico no plantãoo de emergência, porque a verba destinada para esse fim foi desvidada para a compra da carne e cerveja para o churrasco do aniversário do irmão do prefeito? Que egoísmo é este e que pessoas são essas que permitem que entre em choque hipovolêmico uma criança desidratada que sofre com diarréia porque não há soro fisiologico no hospital, pois foi necessária a compra “emergencial” de outros “insumos”, cujo destino final será o vaso sanitário?
Por todas as cidades do Nordeste pelas quais tive a oportunidade de passar e trabalhar, pude constatar que o que ainda impera é a premissa da República Velha – Panis et circensis - a política do pão e circo, dando shows e churrascos para a população ficar “feliz” e mantê-los na ignorância, para ser mais fácil arrebanhá-los em seu curral eleitoral e roubar-lhes a sáude, educação e dignidade.
Sei que fomos ingênuos. Desde a época da faculdade já tínhamos uma noção do que nos esperava. Um abandono da saúde por nossos gestores, pelos representantes de nossa “democracia”. Nosso sistema de saúde é precário em todos os sentidos, além de burocrático e elitista, exclui, quando deveria incluir.
Acho que, como eu, muitos de meus colegas de profissão “acreditam” em “dias melhores”, que um dia, alguém de repente, irá nos valorizar e nos proporcionar o reconhecimento devido e defasado por décadas. Mas acordem, isso não irá acontecer se nos mantivermos calados e inertes. Nós é que somos os donos do poder, não eles. São eles que precisam de nossa força altruística de cuidar dos doentes. Não somos nós que precisamos de seus salários-migalhas. Para onde vão os recursos destinados para a compra de medicamentos, investimentos em estrutura de saúde e remuneração dos profissionais de saúde?
Obviamente estamos nos deixando enganar. Estamos nos submetendo a humilhações desnecessárias.
Nós como massa crítica e formadores de opinião devemos atentar para essa realidade e alertar a quem mais sofre com isso, a população. E por causa deste sofrimento é que também padecemos.
Este será um reverberador de relatos, vivências e denúncias. Exponham aqui seu ponto de vista sobre o que representa a saúde e a medicina para você. Conte sua história. Faça denúncias.
Retiremos a mordaça do silêncio e as algemas da injustiça. Devemos agir.
Todos os relatos, comentários, vídeos e o material enviado para o blog ou para o e-mail doutor-x@hotmail.com servirão como fonte de pesquisa para o livro e documentário “Médicos do Brasil”. Sua participação é essencial para mostarmos o retrato da profissão em nosso país.
Gostaria de manifestar meu apoio à paralisação dos médicos dos planos de saúde no próximo dia 07 de abril. Uma classe com espírito de corpo, com união e mobilização consegue muito mais do que atitudes isoladas. Não cedam por migalhas. Mostrem o quanto nosso serviço é necessário para a fazer girar a gigantesca engrenagem de lucros às custas de mensalidade com reajustes abusivos, e remuneração de funcionários com valores defasados.
Para a mudança de um todo é necesário que cada um faça a sua parte.
Façamos de nossa União a Força para a mudança tão necessária.
Obrigado por sua atenção. Seria muito grato se você postasse aqui seus comentários, críticas e sugestões
Doutor X
Nenhum comentário:
Postar um comentário